Restinga Seca

Missionário que batizou adolescente desaparecido em rio presta depoimento

"

Às 10h30min desta terça-feira, Clóvis Antônio Bastos, 41 anos, apresentou-se à Polícia Civil de Restinga Seca para prestar depoimento. Ele é o responsável pela cerimônia de batismo na qual Rafael Carvalho, 15, se afogou. O adolescente foi levado pelas águas do Rio Jacuí na última sexta-feira. Seu corpo foi encontrado na tarde desta terça-feira.

Leia também
:: Corpo de adolescente que se afogou durante batismo é encontrado no Rio Jacuí
:: Pastor disse, em depoimento, que batismo não havia sido autorizado

O missionário chegou na delegacia acompanhado de sua mulher e sem a presença de um advogado. Ele relatou à delegada Elizabete Shimomura que ele não conhecia o local onde aconteceu o batismo, que teria sido indicado pela irmã de Rafael e que fez a cerimônia por conta própria. No depoimento, ele contou que, quando chegou ao local, as pessoas já estavam dentro da água, e Rafael seria o primeiro a ser batizado. Bastos explicou que segurou o adolescente pelos braços para que ele inclinasse o corpo para trás, para mergulhar a cabeça na água. Ele teria orientado o adolescente a tapar o nariz e chegou a erguer Rafael de volta.

O missionário falou à delegada que o adolescente chegou a ficar em pé depois de mergulhar a cabeça na água. Depois disso, o missionário afirmou que virou para outro lado, para batizar outra pessoa e viu que Rafael passou perto. No instante seguinte, ele viu o menino sendo levado pela água.

Bastos afirmou à polícia que tentou segurar o adolescente, mas se desequilibrou e caiu na água. Ele ainda falou que as pessoas que estavam no local fizeram tentativas de resgatar o jovem, que não deram certo.

De acordo com a delegada, a polícia deve investigar se houve imprudência, negligência ou imperícia por parte de Bastos. Se alguma das possibilidades for confirmada, ele pode ser indiciado por homicídio culposo. Bastos foi ouvido por mais de duas horas e deixou a delegacia por volta das 12h30min. O missionário não quis falar com a imprensa. 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Depoimento de empresário reforça uso de fogos de artifício em casas noturnas

Próximo

Incêndio atinge curtume em Nova Esperança do Sul

Geral